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FISCALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Inscrição e informação do curso

Tópicos Clássicos (anteriores a Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021)

  • Princípios fundamentais aplicáveis a licitações públicas;
  • Visão geral da obra pública: iniciação, planejamento, execução, finalização e controle;
  • Estudos de Viabilidade (Viabilidade técnica, Viabilidade econômica, Viabilidade financeira, Viabilidade ambiental e Viabilidade do processo licitatório);
  • Definição de Obras/Serviços de Engenharia;
  • Estudos Técnicos Preliminares;
  • Gestão de Riscos de obras e regras de Compliance.

 

Elaboração de Projetos

  • Anteprojeto e estudos preliminares;
  • Projeto básico: elementos mínimos;
  • Projeto executivo: definição e aplicação;
  • Súmulas do TCU aplicáveis;
  • Contratação Direta, Dispensa x inexigibilidade;
  • Casos de contratações emergenciais;
  • Contratação direta pelo valor da obra ou serviço de engenharia;
  • Contratação de especialista por notório conhecimento;
  • Remanescente de obra.

 

Orçamento

  • Definições de orçamento;
  • Custo Direto;
  • Decreto 7.983/2013 – Sicro;
  • Sinapi;
  • Sistemas estaduais e municipais e pesquisas de preço;
  • Composições de custo unitário;
  • Materiais, Consumos, Perdas e pesquisas de preço;
  • Mão de obra;
  • Produtividade e salários base, Encargos sociais e encargos complementares;
  • Equipamentos, BDI, Definição, Acórdão 2622/2013;
  • Plenário;
  • BDI diferenciado para materiais;
  • Jurisprudência aplicada;
  • Custos indiretos, Administração local, Mobilização e desmobilização do canteiro;
  • Manutenção do canteiro de obras;
  • Jurisprudência aplicada.

 

Elaboração de Edital

  • Escolha do tipo de empreitada: preço global x preço unitário (Acórdão 1.977/2013-TCU-Plenário);
  • Habilitação x classificação;
  • Desclassificação;
  • Inexequibilidade;
  • Recursos;
  • Habilitação;
  • Cláusulas de reajuste e repactuação;
  • Jurisprudência do TCU.

 

Fiscalização de Obras

  • Fiscal x gestor do contrato, Responsabilidade do fiscal;
  • Atribuições gerais e específicas do fiscal;
  • Exigência de ART;
  • Contratação da supervisora;
  • Supervisão de obra;
  • Química contratual;
  • Contratos verbais com a administração;
  • Garantia de obras;
  • Aplicação de penalidades;
  • Aplicação da Lei Anticorrupção;
  • Jurisprudência do TCU.

 

Aditivos Contratuais

  • Teoria das áleas;
  • Teoria da imprevisão;
  • Alterações quantitativas x alterações quantitativas;
  • Forma de cálculo dos 25% contratuais;
  • Extrapolação dos 25% contratuais;
  • Itens novos no orçamento;
  • Jogo de planilhas;
  • Aditivos de prazo.

 

Das Inovações Trazidas pela Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021 em Obras e Serviços de Engenharia.

  • A nova aplicação das modalidades de licitação para as Obras;
  • Os novos critérios de julgamento;
  • Os novos regimes de empreitada;
  • Conceito de serviços comuns;
  • Conceito de bens e serviços especiais;
  • Conceito de serviços comuns de engenharia;
  • A previsão de Termo de Referência para serviços comuns;
  • A aplicabilidade de “obra comum” por pregão no novo PL;
  • Novos prazos de publicação e a inversão das fases;
  • As novas possibilidades da comprovação da qualificação técnica;
  • O Sistema de Registro de Preços – SRP para obras;
  • O ativo verbal;
  • A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) ;
  • Estudos de cases;
  • Análise da responsabilização no Novo marco de licitações.

 

Palestrante
César Augusto Wanderley Oliveira
Advogado. Mestre em Amazônia e Políticas de Desenvolvimento – Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Pós-graduado em Direito Tributário e Processo Civil – Universidade Anhanguera-UNIDERP, graduado pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia. Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação de Obras da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, Administrativo e Ambiental, Foi Professor da Graduação e Pós-Graduação na União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON, nas disciplinas de Processo Civil, Direito Civil, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Internacional e Direitos Humanos. Presta assessoria, consultoria e promove capacitação em Licitações, Contratos Administrativos e Processo Sancionatório.

 

Objetivo
A construção civil sempre teve um papel fundamental na economia, sendo responsável por percentual expressivo no PIB nacional, a crise mundial de saúde vivida em 2020 e a iminente recessão econômica que se aproxima realçarão ainda mais o papel primordial das obras e dos serviços de engenharia para a manutenção dos empregos e o reaquecimento da economia. Essa tarefa já seria árdua se condições normais de procedimentação das contratações públicos, contudo, 2020 trouxe um novo desafio para os administradores e dos particulares que desejam contratar com a administração que foi o PL 4253/20, em que pese ainda carecer de sanção presidencial o normativo traz inúmeras inovações na criação até a operacionalização dos processos de obras e serviços de engenharia, tornando ainda mais relevante a preparação dos administradores e dos administrados para essa norma em vias vigorar.

 

Público Alvo
Principalmente servidores públicos, operadores do Direito (profissionais da área jurídica pública e privada), estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, professores, empregados públicos responsáveis pela coordenação de procedimento licitatório, seja na fase preparatória (Engenheiros projetista, orçamentistas) seja na fase externa (membros de comissão de licitação e ordenadores de despesa), integrantes de órgãos de assessoramento jurídico, assim como atores da iniciativa privada que participam de licitações.

 

Metodologia
Aula expositivo-dialogada e apostila para acompanhamento.

 

Informações Gerais
Dias: 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024.
Horários: Das 08h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

 

Valor da Inscrição por participante
R$ 3.390,00 (três mil trezentos e noventa reais) por participante.

 

Carga Horária
24 (vinte e quatro) horas/aula.

 

Local
À definir.

(Presencial em Ribeirão Preto/SP)

 

Inclui
Certificado digital com a carga horária;

material de apoio;

coffee-break (manhã e tarde) e consultoria de 30 dias.

 

Dados da Empresa

Nova Licita Treinamento Empresarial LTDA

Nome Fantasia: Nova Licita Treinamentos

CNPJ: 35.167.767/0001-94

Inscrição Municipal: 08.02.852.114-0

Inscrição Estadual – Isenta

Rua: Izaac Ferreira da Cruz, 2788.

CEP 81900-000 Sítio Cercado – Curitiba – PR.

 

Dados Bancários

Banco: 033 – Santander

Agência: 0813

Conta Corrente: 13002663.1

 

Banco: 003 – Caixa Econômica

Agência: 0998

Conta Corrente: 4585-5

 

Banco: 403 – Cora SCD
Agência: 0001
Conta: 3877867-7

 

CNPJ: 35.167.767/0001-94

 

Importante
A justificativa legal para contratação dos treinamentos pode ser verificada na conjugação do art. 25, inciso II e parágrafo § 1º (Inexigência por notória especialização), com o art. 13, inciso VI (Contratação de serviços técnicos relativos ao treinamento e aperfeiçoamento de pessoal), da Lei 8.666/93 ou Art. 74. Inciso II da Lei 14.133/21.

 

Condições Gerais de Contratação
Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, preenchendo a ”ficha de inscrição” com dados do órgão e inscrito com até 7 (sete) dias de antecedência. A Nova licita Treinamentos confirmará a realização do evento, no máximo com 5 (cinco) dias de antecedência à data de início do Evento. Aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.

Obs: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprometimento. O pagamento antecipado, também confirma a inscrição.

 

Cancelamento por Parte do Treinando
O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com no mínimo 8 (oito) dias úteis de antecedência à realização do evento; após este prazo não mais será aceito o cancelamento da inscrição, mas poderá ser feita a substituição do participante por outro ou ainda, caso a inscrição tenha sido paga, poderá ser solicitada uma carta de crédito no valor da mesma, o que dará direito à instituição contratante de enviar o inscrito (ou outro) para participar de qualquer outro treinamento ministrado pela Nova Licita Treinamentos em qualquer lugar do Brasil ou na modalidade online ao vivo (no caso dos cursos online, será analisado o valor pago e compatibilizado com devido valor da inscrição do treinamento online).

 

Cancelamento por Parte da Empresa
A Nova Licita Treinamentos reserva-se o direito de adiar ou cancelar o evento se houver insuficiência de quórum ou por motivo operacional relevante obrigando-se, porém, a comunicar tal fato com razoável antecedência aos inscritos. 

Inscreva-se nesse curso

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Quem já ajudamos a se capacitar:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEDITO NOVO – SC
COMPANHIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTES DE MACAPÁ
SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO AMAPÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE REGISTRO – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES – SC 
PREFEITURA MUNICIPAL DE RESPLENDOR – MG 
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBARANA – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE FARTURA – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRA – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINÓPOLIS – SP  
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA GRANADA – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE POLONI – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE VIRADOURO – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANASTÁCIO – MS
CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA MS
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM – MS 
MUNICÍPIO DE ÁGUAS FRIAS – SC 
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARANA -ES
MUNICÍPIO DE ITAJAÍ – SC 
POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL – MS 
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ – MS 
PREFEITURA MUNICIPAL DE COXIM – MS  
PREFEITURA MUNICIPAL DE INOCÊNCIA – MS 
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BANANAL – ES
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBA – MS
CÂMARA MUNICIPAL DE ALEGRE – ES
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO PIRAÍ – RJ 
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAJU – MS 
PREFEITURA DE COSTA RICA ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARACOL – MS 
PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO – MS 
PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA – MS 
PREFEITURA COSTA RICA ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE COXIM – MS 
PREFEITURA MUNICIPAL TUPI PAULISTA – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL PIQUETE – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBARANA – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARÍLIA – SP 
PREFEITURA MUNICIPAL DE GLÓRIA DE DOURADOS – MS 
FUNDAÇÃO HOSPITAL DE CLÍNICAS GASPAR VIANA – PA   
EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – DF 
POLÍCIA MILITAR – AP
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS – GO 
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO GAMA – GO 
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHÃO – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA MONTE VERDE – MT 
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMBINADO – TO
CONSELHO MEDICINA – MT 
PREFEITURA MUNICIPAL JURUENA – MT 
CÂMARA JI PARANÁ – RO
PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI – RN 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR
PREFEITURA MUNICIPAL TRÊS RANCHOS – GO
PREFEITURA MUNICIPAL PEIXE-BOI – PA 
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14º PORTO VELHO – RO 
SECRETARIA SAÚDE ESTADUAL – MT 
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – PA
JUSTIÇA FEDERAL – MA 
CONSELHO CORRETORES IMÓVEIS – TO
SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA POLÍTICA MULHERES – AP 
TRIBUNAL DE CONTAS – AP
SECRETARIA SEGURANÇA PÚBLICA ESTADO DO MATO GROSSO – MT 
DEFENSORIA PÚBLICA – MT
PREFEITURA MUNICIPAL VALE DE SÃO DOMINGOS – MT 
PREFEITURA MUNICIPAL RESPLENDOR – MG
PREFEITURA MUNICIPAL PORTO GRANDE – AP
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES – RN
AGÊNCIA DE FOMENTO – AP
INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCO – PE
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – PR
PREFEITURA MUNICIPAL AVEIRO – PA
UNIVERSIDADE FEDERAL – MT
CÂMARA BELFORD ROXO – RJ
PREFEITURA MUNICIPAL PALMEIRA – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL JAURU – MT
PREFEITURA MUNICIPAL NOVA LIMA – MG 
MINISTÉRIO TRABALHO – MT
MINISTÉRIO FEDERAL – MT
PREFEITURA MUNICIPAL CORUMBAÍBA – GO
PREFEITURA MUNICIPAL SAPEZAL – MT
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – AP 
POLÍCIA CIVIL – AP
PREFEITURA MUNICIPAL PATOS DE MINAS – MG
RECEITA FEDERAL – PR
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PREFEITURA MUNICIPAL ABADIÂNIA 
PREFEITURA MUNICIPAL JARDIM ALEGRE – PR
PREFEITURA MUNICIPAL BARRA DO BUGRES – MT
PREFEITURA MUNICIPAL CAMPO VERDE – MT 
PREFEITURA MUNICIPAL MEDIANEIRA – PR
PREFEITURA MUNICIPAL SÃO SIMÃO – GO 
PREFEITURA MUNICIPAL CARIRI – TO 
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PREFEITURA MUNICIPAL TESOURO – MT
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PREFEITURA MUNICIPAL CORAÇÃO DE JESUS – MG 
PREFEITURA MUNICIPAL TERRA RICA – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL QUEDAS DO IGUAÇU – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL ESPERANTINA – TO 
CÂMARA GOVERNADOR VALADARES – MG
CONSELHO BIOMEDICINA – GO 
POLÍCIA TÉCNICA CIENTÍFICA – AM 
CONSELHO DE FARMÁCIA – MS 
DEFENSORIA PÚBLICA – PB 
CONSELHO FARMÁCIA – TO
BOMBEIROS – AP
PREFEITURA MUNICIPAL IGARAPÉ– PA 
PREFEITURA MUNICIPAL COCALZINHO – TO
CONSELHO MONTE CARMELO – MG 
CONSELHO MEDICINA VETERINÁRIA – MG 
PREFEITURA MUNICIPAL CONGONHAS – MG 
PREFEITURA MUNICIPAL UNAÍ – MG 
PREFEITURA MUNICIPAL VITÓRIA DO JARI – AP
AMAPÁ PREVIDÊNCIA – AP
CÂMARA LARANJAL DO JARI – AP
PREFEITURA MUNICIPAL LARANJAL DO JARI – AP
SECRETARIA MUNICIPAL ASSEMBLEIA SOCIAL VITÓRIA DO JARI – AP 
SECRETARIA MUNICIPAL EDUCAÇÃO VITÓRIA DO JARI – AP 
PREFEITURA MUNICIPAL ALMEIRIM – PA
PREFEITURA MUNICIPAL ASSIS CHATEAUBRIAND – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL RIO BRANCO DO SUL – PR 
PREFEITURA MUNICIPAL ALTA FLORESTA – MT
PREFEITURA MUNICIPAL COTRIGUAÇU – MT 
CÂMARA DE JURUENA – MT 
INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA – AP 
PREFEITURA MUNICIPAL COLNIZA – MT
PREFEITURA MUNICIPAL DE CONGONHAS – MG.
MINISTÉRIO DA SAÚDE – AP
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PREFEITURA MUNICIPAL DE TERENOS – MS.
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PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELA DO ALTO – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRAPUÃ PAULISTA – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAMBUÍ – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MEDINA – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE SIÃO – MG.
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PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DA FUMAÇA – SC.
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SEÇÃO JUDICIÁRIA DE RORAIMA – RR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE – RR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUERÊNCIA DO NORTE – PR.
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PREFEITURA MUNICIPAL DE SARANDI – PR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU – PR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE AUGUSTINÓPOLIS – TO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – RN.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RORAIMA – RR.
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ACRE – AC.
FUNDAÇÃO ELIAS MANSOUR – AC.
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO DNIT NO ESTADO DO ACRE – AC.

Dados Nova licita

Nova Licita Treinamento Empresarial LTDA
Nome Fantasia: Nova Licita Treinamentos
CNPJ: 35.167.767/0001-94
Inscrição Municipal: 08.02.852.114-0
Inscrição Estadual – Isenta
Rua: Izaac Ferreira da Cruz 2788, interfone 6 – Sítio Cercado
Curitiba/PR
CEP: 81900-000
Dados Bancários:

Banco: 033 – Santander
Agência: 0813
Conta Corrente: 13002663.1

Banco: 003 – Caixa Econômica
Agência: 0998
Conta Corrente: 4585-5

Banco: 403 – Cora SCD
Agência: 0001
Conta: 3877867-7

In Company

Um grande desafio enfrentado pelos órgãos para promover a capacitação de seus colaboradores é encontrar tempo para isso sem prejudicar as atividades diárias.
Ou seja, sem interferir na rotina de trabalho e sem ocupar o tempo livre dos profissionais envolvidos.
Os Cursos In Company surgem como uma solução para esse conflito.

Benefícios:

  • Local cedido pela contratante o que reduz custo;
  • Atenção exclusiva do instrutor para com os participantes;
  • O conteúdo é personalizado com o objetivo de enriquecer, aperfeiçoar e qualificar os envolvidos no treinamento;
  • Flexibilidade de datas e horários para realização das aulas;
  • A interatividade entre os colaboradores faz com que desenvolvam laços e produzam de maneira mais coesa e harmônica. Esses resultados fazem bem para o lado das relações interpessoais, que são fortalecidas.

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É por meio de uma equipe atualizada e com competência bem desenvolvida que as tomadas de decisões acontecem com rigor.

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