08:30 - 17:30
contato@novalicita.com.br
Conteúdo Programático:
Estrutura da Planilha de Custos e Formação de Preços – Anexo VII-C da IN 05/17-MPDG;
Funções Práticas da Planilha;
Atualizações Normativas (até o momento que antecede a realização do evento): Leis, Medidas Provisórias, Resoluções, Portarias, Decretos, Instruções Normativas que direta ou indiretamente envolvem a terceirização de serviços com ou sem dedicação exclusiva de mão de obra. Incluindo a Lei 14.133/21: a Nova Lei de Licitações e Contratos, a Instrução Normativa RFB nº 2110/22 (revogou a Instrução Normativa RFB nº 971/2009), Decreto 10.854/21 (revogou 34 decretos de normas trabalhistas infralegais);
Metodologia da Apresentação do Curso.
Parte I – Estudo, Análise e Elaboração da Planilha de Custos
Dados iniciais e informativos da planilha;
Discriminação dos Serviços: reajuste em sentido estrito, repactuação, ISSQN, vigência contratual;
Identificação do Serviço: regras e exceções da unidade de medida, quantidade a contratar (serviço de limpeza, ex.);
Mão de obra vinculada a execução contratual: CBO, tipos de salário, data-base. salário diferenciado.
Módulo 1 – Composição da Remuneração
Destaques: Lei 13.479/17 – Reforma Trabalhista, Salário-base, periculosidade, insalubridade (grande circulação de pessoas), adicional noturno, hora noturna adicional, intervalo intrajornada;
Estudo de caso: Pode a Administração determinar qual a Convenção Coletiva deverá ser adotada pelos Licitantes? Qual o posicionamento do TCU sobre a questão? Existem alternativas?
Módulo 2 – Encargos e Benefícios Anuais, Mensais e Diários
Submódulo 2.1: 13º salário, férias e 1/3 de férias
Estudo de caso: Férias: custo não renovável?? Análise prática da inviabilidade da exclusão das Férias na prorrogação contratual.
Submódulo 2.2: Encargos previdenciários (GPS), fundo de garantia por tempo de serviços (FGTS) e outras contribuições
Destaques: E as Micro e Pequenas Empresas, como e quando podem participar? SAT/RAT e o FAP: qual a forma mais segura de diligenciamento?
Submódulo 2.3: Benefícios mensais e diários
Destaques:
Módulo 3 – Provisão Para Rescisão
Destaques:
Estudo de caso: Lei 12506/11: como calcular e como provisionar. Lei 12506/11 e o Acórdão 1186/17-TCU.
Módulo 4 – Custo de Reposição do Profissional Ausente
Submódulo 4.1: Ausências Legais.
Estudo de caso: Substituto na cobertura de Férias: entendendo a projeção do custo.
Submódulo 4.2: Substituto Na Intrajornada .
Módulo 5 – Insumos Diversos
Como projetar, administrar, calcular e gerenciar os insumos diversos.
Módulo 6 – Custos Indiretos, Tributos E Lucro
Destaques:
Parte II – Repactuação e Reajuste de Preços em Sentido Estrito
Temas Abordados e Ações Práticas
Conceitos e Normas relacionadas ao Reajustamento de preços em sentido amplo: Repactuação e Reajuste;
Principais tópicos relativos ao reajustamento de preços;
Diligenciamentos;
Prazo para conclusão;
Contagem de prazo para aplicação do 1º reajustamento de preços;
Contrato com convenções coletivas diferentes;
Fixação de prazo para fins de retroatividade de pagamento;
Procedimentos – o que pode e não pode ser alterado?
Atenção! Vale transporte!!
Prazo para deferimento do reajustamento em sentido amplo;
Preclusão do direito à repactuação e ao reajuste de preços.
Parte III – Análise Técnica da Exequibilidade da Proposta: A Desclassificação Fundamentada de uma Proposta Inexequível
Sensível às dificuldades encontradas pelos Agentes de Contratações sobre como deferir a proposta que se apresentou como a “mais vantajosa” são apresentados parâmetros consistentes e definidores de sua exequibilidade ou não, cabendo ao licitante demonstrar que sua proposta é consistente e capaz de arcar com todas as obrigações do objeto da contratação.
Princípios da celeridade, da eficiência, da proposta mais vantajosa;
Súmula TCU nº 262 e a inexequibilidade;
Instrução Normativa SEGES/ME nº 73/22 x Exequibilidade em Contratos com Dedicação Exclusiva ;
Parâmetros para a análise de exequibilidade de proposta: Como, através da Planilha de Custos e Formação de Preços, podemos identificar, relacionar, fundamentar e decidir pela aceitação ou não da Proposta do Licitante tendo por referência custos obrigatórios e custos comprobatórios? Como instruir o Edital prevendo tais condições?
Palestrante
Profº Walter Salomão Gouvêa
Consultor em gestão de logística no setor público e especializado em compras governamentais. Formado em Gestão Pública, pós-graduando em Direito e Processo do Trabalho pela OAB/RJ e Universidade Cândido Mendes e em Direito Administrativo e Constitucional pela Escola Paulista de Direito. Em seus quase 30 anos como servidor do Ministério das Comunicações, onde consolidou sua bagagem prática, atuando e chefiando intensivamente nas atividades de logística, compras e contratações e afins, atuou como presidente de comissões de licitação e pregoeiro, bem como, intensivamente, em atividades fins daquele órgão. Ao longo de 23 anos de experiência como instrutor/facilitador/consultor ministra(ou) cursos regularmente para Consultorias Privadas especializadas e em escolas de governo como a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, a Escola de Administração Fazendária – ESAF, o Instituto Serzedello Corrêa – TCU, Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba, IMAP, Instituto Euvaldo Lodi – IEL do Sistema FIERO, Instituto Navigare – MBA “Licitação e Gestão de Contratos”, entre outras entidades. Co-autor do livro: “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” 1ª Edição. 2021. Consultre. Distribuição: Amazon.
Objetivo
Desenvolvimento e cálculo de todos os módulos que compõem a planilha direcionados aos setores de planejamento.
Contratos, licitações, gestores e fiscais técnicos e administrativos dos contratos terceirizados que empregam mão de obra exclusiva.
Público Alvo
Agentes de Contratações e suas Equipes, Comissões de Licitação, Equipe dos Estudos Técnicos Preliminares, Setor de Contratos, Gestores e Fiscais de Contratos, Ordenadores de Despesas, Auditores, Assessores Jurídicos, Setor Financeiro e de Compras, além, das Empresas Privadas que contratam com a Administração Pública.
Metodologia
Fragmentamos o estudo da planilha em blocos. Finda a exposição de um bloco, passaremos ao enunciado correspondente do exercício proposto para o qual terão entre 10 a 20 minutos para resolução.
Nesse prazo estarei à disposição para saneamento de dúvidas ou esclarecimentos.
Findo o intervalo, abriremos a planilha de custos e formação de preços (disponibilizada) para conferência dos resultados, análises de formulas e processos.
Objetivo: como resultado final do curso cada participante terá sua própria planilha com correspondentes fórmulas, estatísticas e projeções.
Durante todo o curso sintam-se à vontade para apresentação de dúvidas, questões ou esclarecimentos.
Informações Gerais
Dias: 22, 23 e 24 de outubro de 2024.
Horários: Das 08h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h30.
Valor da Inscrição por participante
R$ 2.190,00 (Dois mil cento e noventa reais) por participante.
Carga Horária
24 (vinte e quatro) horas/aula.
Local
Online através da Plataforma Zoom (Ao vivo).
Inclui
Certificado digital com a carga horária;
material de apoio e consultoria de 30 dias.
Dados da Empresa
Nova Licita Treinamento Empresarial LTDA
Nome Fantasia: Nova Licita Treinamentos
CNPJ: 35.167.767/0001-94
Inscrição Municipal: 08.02.852.114-0
Inscrição Estadual – Isenta
Rua: Izaac Ferreira da Cruz, 2788.
CEP 81900-000 Sítio Cercado – Curitiba – PR.
Dados Bancários
Banco: 033 – Santander
Agência: 0813
Conta Corrente: 13002663.1
Banco: 003 – Caixa Econômica
Agência: 0998
Conta Corrente: 4585-5
Banco: 403 – Cora SCD
Agência: 0001
Conta: 3877867-7
CNPJ: 35.167.767/0001-94
Importante
A justificativa legal para contratação dos treinamentos pode ser verificada na conjugação do art. 25, inciso II e parágrafo § 1º (Inexigência por notória especialização), com o art. 13, inciso VI (Contratação de serviços técnicos relativos ao treinamento e aperfeiçoamento de pessoal), da Lei 8.666/93 ou Art. 74. Inciso II da Lei 14.133/21.
Condições Gerais de Contratação
Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, preenchendo a ”ficha de inscrição” com dados do órgão e inscrito com até 7 (sete) dias de antecedência. A Nova licita Treinamentos confirmará a realização do evento, no máximo com 5 (cinco) dias de antecedência à data de início do Evento. Aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.
Obs: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprometimento. O pagamento antecipado, também confirma a inscrição.
Cancelamento por Parte do Treinando
O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com no mínimo 8 (oito) dias úteis de antecedência à realização do evento; após este prazo não mais será aceito o cancelamento da inscrição, mas poderá ser feita a substituição do participante por outro ou ainda, caso a inscrição tenha sido paga, poderá ser solicitada uma carta de crédito no valor da mesma, o que dará direito à instituição contratante de enviar o inscrito (ou outro) para participar de qualquer outro treinamento ministrado pela Nova Licita Treinamentos em qualquer lugar do Brasil ou na modalidade online ao vivo (no caso dos cursos online, será analisado o valor pago e compatibilizado com devido valor da inscrição do treinamento online).
Cancelamento por Parte da Empresa
A Nova Licita Treinamentos reserva-se o direito de adiar ou cancelar o evento se houver insuficiência de quórum ou por motivo operacional relevante obrigando-se, porém, a comunicar tal fato com razoável antecedência aos inscritos.
Impactando e transformando a gestão pública com eficiência e transparência.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEDITO NOVO – SC
COMPANHIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTES DE MACAPÁ
SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO AMAPÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE REGISTRO – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES – SC
PREFEITURA MUNICIPAL DE RESPLENDOR – MG
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBARANA – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE FARTURA – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRA – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINÓPOLIS – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA GRANADA – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE POLONI – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE VIRADOURO – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANASTÁCIO – MS
CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA MS
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM – MS
MUNICÍPIO DE ÁGUAS FRIAS – SC
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARANA -ES
MUNICÍPIO DE ITAJAÍ – SC
POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL – MS
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAARAPÓ – MS
PREFEITURA MUNICIPAL DE COXIM – MS
PREFEITURA MUNICIPAL DE INOCÊNCIA – MS
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BANANAL – ES
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBA – MS
CÂMARA MUNICIPAL DE ALEGRE – ES
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO PIRAÍ – RJ
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACAJU – MS
PREFEITURA DE COSTA RICA ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARACOL – MS
PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO – MS
PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA – MS
PREFEITURA COSTA RICA ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE COXIM – MS
PREFEITURA MUNICIPAL TUPI PAULISTA – SP
PREFEITURA MUNICIPAL PIQUETE – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBARANA – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARÍLIA – SP
PREFEITURA MUNICIPAL DE GLÓRIA DE DOURADOS – MS
FUNDAÇÃO HOSPITAL DE CLÍNICAS GASPAR VIANA – PA
EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – DF
POLÍCIA MILITAR – AP
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS – GO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS – PR
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO GAMA – GO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHÃO – PR
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA MONTE VERDE – MT
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMBINADO – TO
CONSELHO MEDICINA – MT
PREFEITURA MUNICIPAL JURUENA – MT
CÂMARA JI PARANÁ – RO
PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI – RN
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR
PREFEITURA MUNICIPAL TRÊS RANCHOS – GO
PREFEITURA MUNICIPAL PEIXE-BOI – PA
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 14º PORTO VELHO – RO
SECRETARIA SAÚDE ESTADUAL – MT
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – PA
JUSTIÇA FEDERAL – MA
CONSELHO CORRETORES IMÓVEIS – TO
SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA POLÍTICA MULHERES – AP
TRIBUNAL DE CONTAS – AP
SECRETARIA SEGURANÇA PÚBLICA ESTADO DO MATO GROSSO – MT
DEFENSORIA PÚBLICA – MT
PREFEITURA MUNICIPAL VALE DE SÃO DOMINGOS – MT
PREFEITURA MUNICIPAL RESPLENDOR – MG
PREFEITURA MUNICIPAL PORTO GRANDE – AP
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES – RN
AGÊNCIA DE FOMENTO – AP
INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCO – PE
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – PR
PREFEITURA MUNICIPAL AVEIRO – PA
UNIVERSIDADE FEDERAL – MT
CÂMARA BELFORD ROXO – RJ
PREFEITURA MUNICIPAL PALMEIRA – PR
PREFEITURA MUNICIPAL JAURU – MT
PREFEITURA MUNICIPAL NOVA LIMA – MG
MINISTÉRIO TRABALHO – MT
MINISTÉRIO FEDERAL – MT
PREFEITURA MUNICIPAL CORUMBAÍBA – GO
PREFEITURA MUNICIPAL SAPEZAL – MT
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA – AP
POLÍCIA CIVIL – AP
PREFEITURA MUNICIPAL PATOS DE MINAS – MG
RECEITA FEDERAL – PR
PREFEITURA MUNICIPAL BABAÇULÂNDIA – TO
PREFEITURA MUNICIPAL ITUPIRANGA – PA
PREFEITURA MUNICIPAL ABADIÂNIA
PREFEITURA MUNICIPAL JARDIM ALEGRE – PR
PREFEITURA MUNICIPAL BARRA DO BUGRES – MT
PREFEITURA MUNICIPAL CAMPO VERDE – MT
PREFEITURA MUNICIPAL MEDIANEIRA – PR
PREFEITURA MUNICIPAL SÃO SIMÃO – GO
PREFEITURA MUNICIPAL CARIRI – TO
PREFEITURA MUNICIPAL AGUIARNÓPOLIS – TO
PREFEITURA MUNICIPAL TESOURO – MT
PREFEITURA MUNICIPAL DAVINÓPOLIS – GO
PREFEITURA MUNICIPAL CHAPADÃO DO CÉU – GO
PREFEITURA MUNICIPAL TAPEJARA – PR
PREFEITURA MUNICIPAL ITAPORÃ DO TOCANTINS – TO
PREFEITURA MUNICIPAL CORAÇÃO DE JESUS – MG
PREFEITURA MUNICIPAL TERRA RICA – PR
PREFEITURA MUNICIPAL QUEDAS DO IGUAÇU – PR
PREFEITURA MUNICIPAL SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – PR
PREFEITURA MUNICIPAL ESPERANTINA – TO
CÂMARA GOVERNADOR VALADARES – MG
CONSELHO BIOMEDICINA – GO
POLÍCIA TÉCNICA CIENTÍFICA – AM
CONSELHO DE FARMÁCIA – MS
DEFENSORIA PÚBLICA – PB
CONSELHO FARMÁCIA – TO
BOMBEIROS – AP
PREFEITURA MUNICIPAL IGARAPÉ– PA
PREFEITURA MUNICIPAL COCALZINHO – TO
CONSELHO MONTE CARMELO – MG
CONSELHO MEDICINA VETERINÁRIA – MG
PREFEITURA MUNICIPAL CONGONHAS – MG
PREFEITURA MUNICIPAL UNAÍ – MG
PREFEITURA MUNICIPAL VITÓRIA DO JARI – AP
AMAPÁ PREVIDÊNCIA – AP
CÂMARA LARANJAL DO JARI – AP
PREFEITURA MUNICIPAL LARANJAL DO JARI – AP
SECRETARIA MUNICIPAL ASSEMBLEIA SOCIAL VITÓRIA DO JARI – AP
SECRETARIA MUNICIPAL EDUCAÇÃO VITÓRIA DO JARI – AP
PREFEITURA MUNICIPAL ALMEIRIM – PA
PREFEITURA MUNICIPAL ASSIS CHATEAUBRIAND – PR
PREFEITURA MUNICIPAL RIO BRANCO DO SUL – PR
PREFEITURA MUNICIPAL ALTA FLORESTA – MT
PREFEITURA MUNICIPAL COTRIGUAÇU – MT
CÂMARA DE JURUENA – MT
INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA – AP
PREFEITURA MUNICIPAL COLNIZA – MT
PREFEITURA MUNICIPAL DE CONGONHAS – MG.
MINISTÉRIO DA SAÚDE – AP
PREFEITURA MUNICIPAL DE MAZAGÃO – AP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MURIAÉ – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISÓPOLIS – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VISCONDE DO RIO BRANCO – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JEQUITINHONHA – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CONSELHEIRO PENA – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUARI – MS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE TERENOS – MS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÂNDIA – MS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BODOQUENA – MS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE DRACENA – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREGULHO – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELA DO ALTO – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRAPUÃ PAULISTA – SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAMBUÍ – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MEDINA – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE SIÃO – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARUNA – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DA FUMAÇA – SC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN – RJ.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA DO NAVIO – AP.
SEÇÃO JUDICIÁRIA DE RORAIMA – RR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA – MG.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE – RR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUERÊNCIA DO NORTE – PR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE DEODÁPOLIS – MS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SARANDI – PR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU – PR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE AUGUSTINÓPOLIS – TO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – RN.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RORAIMA – RR.
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ACRE – AC.
FUNDAÇÃO ELIAS MANSOUR – AC.
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO DNIT NO ESTADO DO ACRE – AC.
Banco: 033 – Santander
Agência: 0813
Conta Corrente: 13002663.1
Banco: 003 – Caixa Econômica
Agência: 0998
Conta Corrente: 4585-5
Banco: 403 – Cora SCD
Agência: 0001
Conta: 3877867-7
Um grande desafio enfrentado pelos órgãos para promover a capacitação de seus colaboradores é encontrar tempo para isso sem prejudicar as atividades diárias.
Ou seja, sem interferir na rotina de trabalho e sem ocupar o tempo livre dos profissionais envolvidos.
Os Cursos In Company surgem como uma solução para esse conflito.
Benefícios:
.
É por meio de uma equipe atualizada e com competência bem desenvolvida que as tomadas de decisões acontecem com rigor.